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O que o varejo 4.0 tem a ver com o e-commerce?

Muito se houve falar sobre indústria 4.0, mas você sabe o que é ou já ouviu falar do varejo 4.0? Se ainda não ou quer saber mais, acompanha o que eu trouxe aqui.


O varejo 4.0 é a evolução do setor varejista, que é impulsionada pela transformação digital e pela adoção de tecnologias inovadoras para aprimorar a experiência do cliente e otimizar as operações comerciais. É a utilização do poder da tecnologia com a finalidade de melhorar a eficiência, a personalização, a interação e a experiência dos consumidores. 


Em situações concretas, o varejo 4.0 apresenta algumas questões pontuais extremamente benéficas para o setor varejista, que são:

  1. Integração omnichannel: O varejo 4.0 busca integrar perfeitamente os diferentes canais de vendas, ou seja, as lojas físicas, o comércio eletrônico, as redes sociais, visando oferecer uma experiência de compra consistente em todos eles.

  2. Personalização com base em dados: é possível acompanhar o comportamento de compra e preferências do cliente na da loja virtual. Por meio desta análise de dados e da inteligência artificial, o varejo 4.0 permite a personalização em tempo real, oferecendo recomendações de produtos e ofertas específicas para cada cliente. 

  3. Utilização de IoT (Internet das Coisas): É possível ter sensores e dispositivos conectados que são utilizados para rastrear inventário, otimizar a logística, criar experiências interativas nas lojas físicas e até mesmo melhorar a eficiência operacional.

  4. Automação e Inteligência Artificial: A tão falada IA pode ser utilizada desde os chatbots para atendimento ao cliente até os sistemas de automação de estoque e análise preditiva. Pode-se dizer que é um dos atores do Varejo 4.0, uma vez que torna os processos eficientes e com baixa margem de erro.

  5. Experiências com realidade aumentada ou realidade virtual: Parece super futurístico, mas já existe e a AR e a VR podem criar experiências imersivas de compras, permitindo que o cliente “experimente” o produto virtualmente.

  6. Pagamentos Inovadores: O processo de compra pode ser simplificado com a utilização de métodos de pagamento mais rápidos e seguros, como as carteiras digitais e os pagamentos por reconhecimento facial.

  7. Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Nada mais justo e correto que lembrarmos do meio ambiente! O varejo 4.0 valoriza práticas de sustentabilidade e de responsabilidade social, buscando práticas comerciais mais éticas e ambientalmente conscientes.



e-commerce


Podemos dizer que o varejo 4.0 representa uma aproximação do varejista com os seus clientes, oferecendo uma experiência de compra prazerosa, personalizada e eficiente. 


Okay! E qual a relação com a loja virtual? Bom, lembra que falei da integração omnichannel? O e-commerce é um dos canais integrados dentro de uma estratégia omnichannel. Isso quer dizer que ele é um dos pontos de contato do cliente com a marca, juntamente com lojas físicas, redes sociais, entre outros.


O omnichannel e e-commerce estão interligados, apesar de cada um enfocar diferentes aspectos da experiência do cliente e das operações comerciais. O e-commerce trata da venda de produtos ou serviços pela internet, como uma loja online independente ou uma extensão de uma loja física. Ou seja, os clientes fazem compras, pagam e recebem os produtos através de plataformas digitais. Já o omnichannel refere-se a uma estratégia que integra todos os canais de vendas (online, lojas físicas, dispositivos móveis, redes sociais etc.) buscando proporcionar uma experiência de compra única e singular.


Assim, um e-commerce bem integrado a uma estratégia omnichannel permite que os clientes naveguem entre os diversos canais de venda de forma fluida, independentemente do ponto de contato escolhido.


E, se você ficou com alguma dúvida sobre o e-commerce, convido para ler As 10 Vantagens de ter uma Loja Virtual.


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